Espada de dois gumes

quinta-feira, novembro 30, 2006

Espaço Jovem

terça-feira, novembro 28, 2006

O olhar da graça

Creio que atingimos a maturidade espiritual, quando ao olhar para uma pessoa que quer regressar à Igreja, após ter estado afastada, notarmos a manifestação da graça de Deus a actuar. O que acontece muitas vezes é que colocamos de lado essa pessoa e partimos logo para os julgamentos das suas atitudes.

Penso no pai do filho pródigo que o recebeu de braços abertos, não questionando, nem julgando os seus actos.

Sendo assim, teremos que ser mais um meio dessa mesma graça, apontando sempre para a Bíblia como exemplo a seguir.

Vai e não peques mais

segunda-feira, novembro 27, 2006

Um questão de solidariedade

Deixo aqui um pedido. Se souberem de alguém que tenha roupa e acessórios de criança de 3 meses e que queira dar, por favor deixe o seu email. Assim como também para crianças de 5 e 9 anos.

O meu muito obrigado, pois a necessidade é urgente, muito mesmo.
Pela Igreja das Antas
Jónatas Lopes

quinta-feira, novembro 23, 2006

Gordinho pode ser sinal de...

Achei muito interessante quando fui pregar em Água de Madeiros, numa conversa com um casal, que um deles dissesse: "O Pastor está gordinho". A esposa veio logo dizer:"Não vês que os pastores têm de estudar muito!?".

Era bom que as pessoas nas igrejas compreendessem que o ministério pastoral precisa de muito estudo e de muita oração. É aquele trabalho que ninguém vê, mas que se pode sentir no relacionamento com o seu Pastor.

É bom as pessoas respeitarem os seus pastores e perceberem que eles precisam tempo de estudo.

P.s- Só não sei se eu estar gordinho está relacionado com o estudo... espero que sim:)

quarta-feira, novembro 22, 2006

Uma questão de ética

No meu ponto de vista a Bíblia é muito clara quanto aos casamentos de crente com descrente e por essa razão nunca farei qualquer casamento. Algumas pessoas concordam com o não casar, mas quando chega às suas famílias é como que aquilo que acreditavam antes, não fosse a verdade.

E as pessoas não gostam quando os seus pastores explicam a posição bíblica sobre o assunto, porque ouviram dizer que um certo pastor fez esses casamentos. Como alguém disse "Aquele pastor é que é fixe".

Sendo assim, as pessoas têm de acreditar que quando um pastor diz que não realiza essa cerimónia, não é por mal, mas porque não está conforme o plano de Deus para a nossa vida.

Se outros fazem, nunca devem fazer o casamento de alguém de outra igreja. É pura falta de ética. E olhem mais para a Bíblia.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Área sensível

Uma das áreas sensíveis no ministério pastoral é a beneficência. As histórias são muitas e os fantasmas existentes também.
Às vezes não se sabe se a pessoa precisa mesmo de ajuda ou apenas usou a nossa boa vontade de ajudar as pessoas.
Eu e a minha igreja não damos dinheiro em caso algum, apenas pagamos algumas coisas(água, luz, passe, etc)e damos outras coisas em géneros.

A Igreja não é um banco, mas deve estar sempre pronta para ajudar aos outros, principalmente aos da fé. É assim que eu vejo, sabendo que posso sofrer por isso. Mas não quero ficar com a consci~encia pesada de algumas situações.

Graças a Deus pela Igreja onde estou que tem um coração aberto e com um sentimento de ajuda ao próximo incrível.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Cooperação

Estava a ver no dicionário a palavra cooperar e a sua definição é "operar simultaneamente" e "colaborar em comum".

Creio que é muito bom haver cooperação quando ela existe. Mas tem de ser de ambas as partes. Nunca só de uma, pois já não era cooperar.

É engraçado vermos organismos que dizem que são de cooperação e depois não vermos mais nada nos seus diversos aspectos. Depois ouve-se dizer que as igrejas não gostam de cooperar e se formos a ver bem, elas não se sentem motivadas. Os organismos têm de chegar até às igrejas e apoiá-las. Não se tem visto, nem ouvido.

Também quando alguém não quer cooperar com algum organismo e apenas manter o seu nome, porque é recomendável, também não vale a pena.

Quanto a mim, acho que estar num organismo em que não se coopera de um dos lados, mais vale quebrar a ligação para que se possa dar alguma credibilidade à sua essência.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Fim de Semana

Dou graças a Deus pelo fim de semana que eu tive e as oportunidades também de conhecer novas pessoas.

No Sábado estive a pregar no concerto de louvor de Leiria e constatei da alegria que existe nos jovens tanto para louvar a Deus, assim como para ouvir a Sua palavra.

No Domingo, fiz a minha estreia a pregar num aniversário de uma igreja e foi uma enorme alegria ver uma igreja(S. João da Madeira) alegre e com um salão repleto de pessoas para louvar a DEus.

O que eu posso dizer? Deus é bom.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Parece que é moda...

Parece que começa a ser moda por ter falta de aderência aos Domingos à noite, deixar de ter cultos. Em vez de se pensar em soluções, vai-se pelo caminho mais fácil... acaba-se.

quinta-feira, novembro 09, 2006

1 ou 2

Gostaria de saber as razões de haver pessoas que acham que os pastores devem ter duas profissões, duas licenciaturas e outras coisas assim.

Gostaria de saber a razão da qual os pastores não podem trocar de carro, porque senão sujeitam-se logo a ouvir "É bom ser-se pastor", mas depois acontece que essas pessoas podem trocar de carro várias vezes(um exemplo apenas). Não percebo. Só não troco de "profissão" com elas, porque eu tenho "chamado". Mas era bom que soubessem o que é ser pastor e todas as dificuldades que se passa, talvez não dissessem o mesmo.

Estou à procura de explicações.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Recordações

Na minha adolescência, quem ia ao Baile de Finalistas era quase considerado um anátema. Como os tempos mudam e neste aspecto eu até gosto.

segunda-feira, novembro 06, 2006

Promessas

Tenho reparado que as pessoas fazem muitas promessas de ajudar o próximo nas sextas-feiras antes do Euromilhões. Como se fosse preciso ganharmos, para fazermos alguma coisa pelo que está ao nosso lado.
Já repararam?

Oração

Tenho notado que a altura que os crentes mais oram é à sexta-feira antes do Euro milhões. Já repararam?

quinta-feira, novembro 02, 2006

Preparando os pastores...

Numa escola que prepara e ajuda as pessoas para pastores, como é que é possível que só um professor tenha chegado junto de mim, para ver como estava a minha situação espiritual e a dar alguns conselhos espirituais?

Mais do que se dar aspectos teóricos de teologia, acredito que se tem de ajudar as pessoas naquilo que é mais importante, a parte espiritual. Uma pessoa quando quer ir para pastor, tem de ter um relacionamento muito maior com Deus, senão espalha-se. E parece que ninguém se lembra dessa parte e tem-se visto as consequências. Vai para além de cultos e convidados especiais. Toca na vivência de ser pastor e isso eu nunca ouvi, senão aquele professor que ainda hoje deixa marcas muito positivas nos alunos.

Não podemos querer uma escola teológica somente, tem de se ajudar as pessoas a viverem na prática, a terem um compromisso sério com Deus, olhando sempre e sempre para Deus e a Sua Palavra. A Igreja não chega, é preciso muito mais.